INTRODUÇÃO

Quem hoje conhece o poeta Olegário Mariano?
O Brasil teve e tem grandes poetas, mas poucos gozaram da popularidade que teve Olegário Mariano. E não se trata de um autor perdido num tempo distante; faz pouco mais de 110 anos que ele nasceu e 45, que ele faleceu.
No entanto, apesar da grande popularidade gozada em vida, que, hoje, conhece o poeta Olegário Mariano?
Olegário Mariano Carneiro da Cunha nasceu no Recife, Estado de Pernambuco, no dia 24 de março de 1889.
Ainda adolescente, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde seu pai ganhara a concessão de um cartório do então presidente Rodrigues Alves. O cartório do pai era freqüentado por diversas personalidades políticas e intelectuais da época e, devido a isso, Olegário Mariano passou a circular pela roda literária de Olavo Bilac, Coelho Neto, Martins Fontes e outros.
Quando estudava no colégio Pio-Americano, o poeta Alberto de Oliveira foi seu professor, orientando-o e estimulando-o para a poesia.
Em 1911, aos 22 anos, ano de seu casamento, publicou, por conta própria, seu primeiro livro de poesias: Ângelus.
Além de poeta, ao longo de sua vida, Olegário Mariano exerceu diversos cargos administrativos e políticos.
No dia 23 de dezembro de 1926, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, tomando posse da cadeira n.o 21 em 20 de abril de 1927.
Em 1938, a revista FON-FON promoveu um concurso no qual Olegário Mariano foi eleito, por intelectuais de todo o Brasil, “Príncipe dos Poetas Brasileiros”. Antes dele, o título havia pertencido ao amigo Olavo Bilac. Com a morte de Bilac, houve nova eleição e o título passou a Alberto de Oliveira, seu ex-professor. Após a morte de Alberto de Oliveira, elegeu-se Olegário Mariano.
O poeta continuou a viver no Rio de Janeiro até 28 de novembro de 1958, quando faleceu.
Por que Olegário Mariano foi tão popular em vida?
Sua popularidade deveu-se às características de sua poesia. Não chegou a seguir nenhuma escola estética com devoção, declarando-se um “lírico incorrigível”.
Sua poesia é simples, de fácil assimilação, romântica e melancólica, tratando de temas do cotidiano, sustentado por um vocabulário singelo.
Um de seus temas prediletos foi a “cigarra” e, por essa razão, passou a ser conhecido também como o “Poeta das Cigarras”.
Para alguns críticos, ao cantar em versos a presença da terra, sua poesia atingiu o ponto mais alto em qualidade.
Nesta seleção que apresentamos a seguir, podemos apreciar poemas escritos ao longo de toda a carreira literária de Olegário Mariano. Seus temas preferidos aí estão, como a cigarra, o campo, a vida simples, as festas populares, as brincadeiras de rua, os animais de estimação, o Natal.
O vocabulário do poeta, que no passado era simples — sem ser pobre —, pode, ao jovem leitor de hoje, apresentar alguma dificuldade. Por essa razão, algumas palavras são remetidas para notas de rodapé
[1], que procuram esclarecer o seu significado. Talvez não haja necessidade de se recorrer a essas notas a todo instante, pois a limpidez das idéias do poeta situará a palavra dentro de um contexto que a esclarecerá facilmente.
A poesia de Olegário Mariano continua a encantar e a emocionar como antes e, com certeza, tocará o coração de todos os que a lerem — descobrindo este poeta aqueles que estão em contato com ele pela primeira vez, ou revivendo emoções, os que já o leram.
Esta é apenas uma pequena seleção dos poemas de Olegário Mariano. É um simples convite ao conhecimento de uma extensa obra que precisa ser resgatada, para se fazer justiça ao poeta e para extasiar os leitores.



Nelson Ricardo Cândido dos Santos
2003

[1] OBSERVAÇÃO: as notas procuram apenas auxiliar na compreensão dos textos, mas o significado das palavras vai além do mencionado, mesmo porque, muitas vezes, elas aparecem em sentido figurado. Somente a leitura do texto no qual a palavra se encontra permite sua adequada compreensão.